MOISÉS, O PRIMEIRO REI DE ISRAEL.


Se você chegou até aqui deve estar se perguntando de onde Zayit tirou essa ideia absurda. Contudo, eu sei que o tema lhe chamou atenção e o seu desejo é tirar a prova dos nove.

Um dos maiores problemas dos leitores do texto bíblico são suas verdades absolutas e conceitos pré-estabelecidos. Estes fatores dificultam um melhor aprendizado e uma nova visão sobre determinados temas.

Algumas pessoas tendem a realizar uma leitura no intuito de encontrar no bojo do texto bíblico fatores que sustentem suas teses e conceitos teológicos. Todavia, a Bíblia não é a caixinha de pandora ou a lâmpada de Aladim.

Preliminarmente, quero deixar claro que ninguém é obrigado a concordar com o que está escrito neste post, bem como não sou obrigado a olhar para o texto da Bíblia com a visão limitada, uma vez que a mesma é um profundo mar de ensinamentos e sabedoria.

Você está se perguntando em qual o momento eu vou abordar o assunto cujo tema lhe trouxe até aqui, vamos caminhando!

Eu já sei que muitos dirão: “sabemos que o primeiro Rei de Israel foi Saul e isso já está pacificado no entendimento literal do texto, vejamos:

“Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele. ” (Almeida Corrigida Fiel)
1 Samuel 8:7.

“Referiu Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. ”
1 Samuel 8:10

“Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o Senhor por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel? ”
1 Samuel 10:1

Conforme os textos supracitados, o povo se dirigiu até Samuel e solicitou que constituísse um rei sobre eles, consequentemente, Samuel ungiu Saul e este se torno rei, visando atender o desejo do coração do povo.


Sim, e Moisés aparece em qual momento dessa história? – Como vocês já sabem, a pergunta que devemos fazer é a seguinte:

O QUE DIZ A BÍBLIA?


Enfim, chegou o momento mais aguardado, lets go!





A história de Moisés é amplamente conhecida, por isso, não irei me ater com toda a explicação sobre seu nascimento e sua vida. Sabemos que Moisés foi escolhido após o Eterno ouvir o clamor do povo que gemia por conta da escravidão (Ex 2:23-25).

A missão ao qual Moisés foi designado pelo Eterno necessitava de uma outorga de poderes semelhantes ou ainda maior do que a do homem mais poderoso da terra (naquela época), cujo título era o de Faraó, isso mesmo que você acabou de ler, Faraó não é um nome, mas, sim, um título designado pela Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) ao rei da terra do Egito.

Moisés foi criado dentro da cultura egípcia e sabia que o Faraó era muito vaidoso e não daria ouvidos a qualquer pessoa, por isso, se fazia necessário que ele fosse até a grande casa (local onde o Faraó se estabelecia) na mesma posição para que a conversa tivesse grande relevância e, talvez, um diálogo amigável, o que sabemos que não ocorreu.

Sendo assim, o Eterno coloca Moisés em uma posição de destaque perante todo o povo:

“Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta. ”
Êxodo 7:1


Vejamos o que diz o texto em hebraico:
וַיֹּ֤אמֶר יְהוָה֙ אֶל־מֹשֶׁ֔ה רְאֵ֛ה נְתַתִּ֥יךָ אֱלֹהִ֖ים לְפַרְעֹ֑ה וְאַהֲרֹ֥ן אָחִ֖יךָ יִהְיֶ֥ה נְבִיאֶֽךָ

A expressão que foi traduzida como Deus é “Elohim”, cujo significado quer dizer “poderoso, representante e até mesmo juiz”, ou seja, o Eterno estabeleceu Moisés como alguém poderoso sobre todo o povo, com isso Moisés assumiu a liderança e se tornou o responsável por ditar as instruções (Torá = instrução) ora transmitidas pelo Eterno.
Para os mais religiosos o texto é um problema (risos), como um ser humano é designado como “Deus” perante o povo e o Faraó?

Contudo, os leitores que se distanciam de dogmas e verdades absolutas, entendendo o contexto do antigo oriente médio e a cultura semita, compreendem que o Rei tinha uma representatividade muito forte perante seu povo, pois o mesmo era considerado uma divindade, ou seja, o Rei era a própria divindade na terra, bem como o responsável por ser intermediário entre os deuses e o povo.

Para maiores informações sobre a ideia de homens e divindades leia o post REPRESENTANDO DEUSES E HOMENS NO ANTIGO ORIENTE MÉDIO E NA BÍBLIA e um pouco sobre o Faraó aqui


Entendido esses pequenos detalhes (que fazem toda diferença), percebemos o que levou o autor do livro do Êxodo destacar tais características.

Vejamos um texto do livro de Deuteronômio 33:1-5 (iremos focar no verso 5), que passa despercebido por muitas pessoas:

“Esta é a bênção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte.
Disse, pois: O Senhor veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à sua direita, havia para eles o fogo da lei.
Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras.
Moisés nos prescreveu a lei por herança da congregação de Jacó.
E o Senhor se tornou rei ao seu povo amado, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel. ” (Almeida Revista e Atualizada)
Deuteronômio 33:1-5

Notem o que diz o verso 5 na versão Almeida Revista e Atualizada “E o Senhor se tornou rei ao seu povo amado, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel”.

Nova Versão Internacional – NVI: Ele era rei sobre Jesurum, quando os chefes do povo se reuniam, juntamente com as tribos de Israel.”
Deuteronômio 33:5


Jewish Study Bible (Bíblia de Estudo Judaica): “Tornou-se rei em Jesurun, quando se reuniram os chefes do povo, as tribos de Israel. ”
Deuteronômio 33:5

Ao passear por muitas versões encontraremos expressões como: “o Senhor se tornou rei, Ele era/se tornou rei, tornou-se rei, foi rei, houve rei”, ou seja, os tradutores optam por diversas formas, mas o melhor entendimento é possível à luz do texto hebraico:


Se você não consegue ler em hebraico não precisa se desesperar, o texto foi inserido para que possamos perceber como se dá a divisão dos textos.

Os dois pontinhos de cada linha chamam-se “sof passuq”, que significa final do verso, ou seja, ele “conclui” o verso e inicia um novo discurso.

Percebam que o verso 5 inicia um novo discurso, pois o sof passuq marcou o fim do verso 4.

Vejamos uma versão interlinear do verso 5:

וַיְהִ֥י = E se tornou
 בִישֻׁר֖וּן= Em Jeshurun
 בְּהִתְאַסֵּף֙= No se recolher
 רָ֣אשֵׁי= Cabeças de
 עָ֔ם= Povo
 יַ֖חַד= Juntos
 שִׁבְטֵ֥י= As tribos de

Antes de entender quem é o sujeito do verso 5, precisamos compreender que a expressão ‘Jeshurun” é apenas um nome poético de Israel “para designar seu caráter”.

Ademais, como se nota o discurso se inicia dizendo que alguém se tornou Rei em Jeshurun, mas quem é o sujeito desse discurso?

O autor do Livro de Deuteronômio enfatiza no início do seu discurso que: "esta é a benção que Moisés, homem do Eterno, proferiu sobre o povo (os filhos de Israel) antes da sua morte. Assim, Moisés é o sujeito principal que abençoa o povo.

O verso 2 traz à baila qual é a benção que o povo recebeu, colocando a figura do Eterno como a grande divindade que apareceu no monte Sinai e guardou o povo por toda a caminhada, notem que a estrutura da narrativa do discurso impulsiona o leitor a relembrar as bençãos dos patriarcas, e assim selar uma excelente história romântica de novela. O aludido discurso tentar montar um quebra-cabeça do livro do Gênesis (na figura dos patriarcas) com o livro de Deuteronômio (com a figura de Moisés).

É preciso salientar que o enrendo dos versos 2 e 3, a priori, parecem ser uma inserção do autor para conectar varias histórias. Percebam que se os versos 2 e 3 foram retirados não ocorre mudança alguma na mensagem que se deseja transmitir, muito pelo contrário, deixa a narrativa mas simples e com muito mais facilidade de entendimento.

Mas antes disso, vocês precisam saber que no mundo acadêmico sabe-se que o verso 4 trata-se de uma glosa.

Isto posto, vamos remontar o texto sem os versos 2 e 3 e, também, o verso 4 por se tratar de uma glosa:

“Esta é a bênção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte.
E foi / se tornou rei ao seu povo amado, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel
Deuteronômio 33:1 e 5

Deste modo, o texto faz muito mais sentido, pois a narrativa em linguagem poética oferece muita dificuldade de tradução e, com frequência, deixa a mesma insegura.

Vejamos alguns comentários da literatura judaica sobre o tema:

Rambam
“e ele (Moisés) era rei sobre nós e de todas as nossas tribos juntas, e merecemos fazer suas palavras decretos, pois era nosso rei grande e sábio, seus ensinamentos e reinado foram recebidos por todas as tribos por suas gerações; portanto, são dignos de bênção. ”


ויהי בישורון מלך, “Ele se tornou rei sobre Yeshurun; etc.” Nachmanides escreve que a palavra ישורון é uma alusão ao santo nome de Hashem, que era realmente rei em Israel, desde que o povo judeu fosse leal a Ele e à Sua Torá. O versículo é uma continuação do verso anterior e descreve quando todos os líderes do povo se reuniram e a nação inteira. Os israelitas, quando aceitaram a Torá, queriam dizer que era a Torá de todos, não um Livro destinado apenas à elite do povo. Como tal, é apropriadamente denominado “herança nacional, מורשה”. Ele nunca será trocado, mesmo no sentido de ser “atualizado”. Aceitação de עול מלכות שמים, “o jugo do Reino dos Céus, por definição, significa que é para sempre, não sujeito a alterações. Moisés tem que reiterar tudo isso, visto que o povo, a seu pedido, recebeu todas as leis, exceto os dois primeiros dos Dez Mandamentos de Moisés, a quem eles designaram como intermediários confiáveis. Alguns comentaristas dizem que o assunto de ויהי בישורון מלך não é D'us, mas Moisés; Ele fora aceito e aclamado como tal na assembléia de todas as pessoas, incluindo os anciãos que ouviram a Torá explicada diretamente por Moisés, depois de ouvi-lo de sua própria boca. Moisés havia ordenado que, a partir de agora, essa Torá fosse considerada uma herança nacional de todo o povo para sempre. Visto que Moisés era tão notável e ilustre, era apropriado que a Torá que ele trouxera ao povo fosse abraçada com o maior respeito. Uma terceira visão sustenta que as palavras ויהי בישורון מלך se referem à Torá, ou seja, que a Torá deve governar Israel como um rei, gozar do mesmo respeito e reverência. "Yeshurun", em todas essas interpretações, é um termo complementar para o povo de Israel.”


“Uma abordagem midrashica (Pessikta Zutrata): O “rei” referido na linha ויהי בישורון מלך, é Moisés, visto que as pessoas ouviram toda a Torá (legislação) de sua boca. A Torá significa que a maneira pela qual todas as pessoas, incluindo suas cabeças tribais, se reuniram ao seu redor, deu a Moisés a estatura de rei. Não foi a primeira vez que Moisés agiu como legislador. Isso ocorreu em Dt. 31,9 já quando ele havia dado a Torá aos sacerdotes, levitas, portadores da Arca Santa. Também encontramos Moisés ordenando que todo o povo aparecesse em sua presença em Dt. 31,28 . Outra maneira de entender nosso versículo é que o "rei" descrito aqui é o próprio D'us. A Torá descreve que D'us se tornou rei somente quando todas as cabeças tribais se reuniram. Encontramos algo semelhante descrito nos Salmos 47,8-10, onde Davi se refere à posição de D' us como "rei" em conexão com os líderes da humanidade, indicando que eles O aceitam como tal. No caso do povo judeu: “quando os líderes do povo se ofereceram para reunir-se a Seu redor.” Temos outra descrição semelhante de D'us se tornando rei em Amós 9,6 . [O profeta retrata que D'us não pode construir Seus aposentos no céu até que uma assembléia de Seu povo leal estabeleça o fundamento para isso na Terra. Ed.] O denominador comum em todos esses versículos é que D'us não se impõe como “rei”, mas espera até que Suas criaturas manifestem seu desejo de que Ele seja seu rei.”

“então Moisés escondeu o rosto, pois tinha medo de olhe para Deus. ”E onde é mostrado que ele se tornou rei? Onde está declarado (em Dt. 33:5):“ Então ele se tornou rei em Jesurun. ” O Santo, bendito seja Ele, disse a: Moisés: “Eu te fiz um rei. Assim que tocarem trombetas diante de um rei quando ele sair para a guerra, assim tocarão trombetas diante de você quando você sair para a guerra. ”Como isso é mostrado? Daquilo que eles leram sobre o assunto (em Núm. 10:2), “Faça duas trombetas de prata”.


Conforme notamos, não há um concesso sobre quem é o sujeito do verso 5, há quem afirme ser o Eterno, entretanto, outros entendem ser Moisés o Nosso Mestre (Moshe Rabbeinu).

Não se pode olvidar que Moisés possuiu inúmeros atributos de um Rei, foi homem Poderoso (Elohim) na terra do Egito, se posicionou como Rei perante o povo e, com todo o  apoio do Eterno, venceu a guerra contra o homem mais poderoso da terra, evidenciando, assim, que o Eterno é o Rei de Todo o Universo, e Moisés foi o grande Rei sobre o Egito.

Outrossim, seja como for, a intenção não é realizar uma profunda análise sobre gramática da língua hebraica, mas chamar sua atenção para uma leitura mais atenta, centrada, sem dogmas, sem viés teológico, e acima de tudo, com o coração aberto para aprender do Criador, o Santo, Bendito Seja Ele.

Se não gostou coloca sua crítica abaixo, se achou interessante coloca o elogio, se não achou nada, coloca uma nota de 0 a 10, se quiser, compartilha com os amigos.

Shalom, Shalom, Zayit Ben Yossef.


Comentários

  1. Muito bom o texto,desperto no leitor um senso crítico sobre o assunto e mostra que as escrituras tem muito mais a nos ensinar do que imaginamos.

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